Programa de Pós-Graduação em Design

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: O PPGDesign – Mestrado Acadêmico, Área de Concentração "Métodos para os Fatores Humanos", que considera os elementos relacionados aos aspectos metodológicos, analíticos ou procedimentais, relacionados aos fatores humanos que permitem as interfaces e interações com os artefatos, principalmente aqueles em que as novas tecnologias se integram às necessidades humanas. Tais fatores envolvem aspectos físicos e cognitivos que promovem as relações humanas com o seu ambiente artificialmente construído, através dos sentidos e ações.
 
Estrutura-se em torno de 02 (duas) Linhas de Pesquisa, a saber:
 
Interfaces e Interações Comunicacionais – investiga a solução dos problemas relacionados aos artefatos baseados em novas tecnologias, voltando-se à interface e interação comunicacional. Busca a adequação, aperfeiçoamento e proposição de métodos e ferramentas para o aprimoramento da comunicação entre produtos e usuários, especialmente no campo dos estímulos sensoriais, percepções e ações físicas humanas, envolvidas com os aspectos comunicacionais, como em textos e imagens disponíveis nas diversas mídias, softwares e produtos.
 
Interfaces e Interações Físicas – investiga a solução dos problemas relacionados aos artefatos baseados em novas tecnologias, voltando-se à interface e interação física. Busca a adequação, aperfeiçoamento e proposição de métodos e ferramentas para o desenvolvimento de produtos, contribuindo para o fortalecimento das bases teóricas e práticas do design, especialmente no campo dos estímulos sensoriais, percepções e ações físicas humanas, envolvidas com os aspectos formais e funcionais dos objetos.

 
Centro de Artes - CEART / Av. Madre Benvenuta, 2007 - Itacorubi - Florianópolis - SC
CEP: 88.035-001 / Telefone: (48) 3664-8300
© 2010-2012 SETIC - UDESC